Unibave realizará a segunda edição do Dia de Campo

O Dia de Campo é um método de divulgação de tecnologias e práticas agropecuárias sustentáveis voltadas ao meio rural, dessa forma, no dia 16 de março será realizada a segunda edição do Dia de Campo Unibave, que neste ano traz o tema “Aliando Tecnologia e Conhecimento”. O evento será das 08h às 12h na Fazenda Experimental do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.

A ação é realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências Agroveterinárias – PACA do Unibave e é aberta para toda comunidade. O intuito do Dia de Campo é compartilhar conhecimento com os produtores rurais e demonstrar novas técnicas de cultivo e produção.

No local, haverá atividades relacionadas aos cuidados na confecção de silagem, aos cuidados no tratamento de bovinos com parasitoses, a prática de máquinas agrícolas, a produção orgânica de hortaliças, ao manejo de pastagens para a região das Encostas da Serra Geral catarinense, entre outras.

Conforme a coordenadora do curso de Agronomia do Unibave, Janaina Veronezi Alberton, este ano haverá um Campo tecnológico, que trará muita informação relevante para a inclusão de tecnologias para o aumento da produção agrícola, além de uma feira de adoção de animais e uma exposição de animais de alta produção. “A intenção é que todos os participantes levem consigo o aprendizado mínimo necessário para desenvolver as atividades demonstradas”, frisou Janaina.

Ainda, segundo a coordenadora, outro assunto que será muito discutido durante o evento será a sustentabilidade ambiental. “O dia de campo permitirá a troca de conhecimento, despertará e motivará nos participantes o interesse em adotar práticas sustentáveis de produção agropecuária”.

Durante a manhã, estima-se a presença de cerca de 250 pessoas entre estudantes dos cursos de ciências agrárias, agricultores da região Sul de Santa Catarina, pesquisadores e instituições de ensino e de pesquisa ligadas ao desenvolvimento do campo.

A Fazenda Experimental fica localizada em um terreno rural a aproximadamente 2 km do Campus do Unibave em Orleans, às margens da SC – 438. Um espaço próprio para estacionamento está sendo preparado para acomodar todos os participantes.

 

Confira as atividades:

– Campo Tecnológico de milho (agricultura de precisão, plantabilidade, tecnologia de aplicação, tamanho de partícula de silagem, afiação de facas, biotecnologia);
– Prática de máquinas agrícolas;
– Manejo de pastagens (principais espécies para a região das Encostas da Serra Geral catarinense);
– Piscicultura (materiais, equipamentos e insumos utilizados na produção de peixes);
– Produção orgânica de hortaliças (a importância do consumo saudável de alimentos);
– Máquinas e implementos agrícolas (como aumentar a rentabilidade em propriedades rurais com tecnologia de ponta);
– Silagem (cuidados na confecção de silagem);
– Zoonoses (cuidados no tratamento de bovinos com parasitoses);
– Como controlar pragas utilizando Manejo Integrados de Pragas – MIP;
– A importância e o cuidado com patologias que afetam bovinos;
– Pitaya: atualidades e indicações técnicas de cultivo;
– Feira de adoção de animais;
– Exposição de animais de alta produção.
– Será servido café da manhã e almoço.

 

Foto e texto : Thaiara Pilon 

Compartilhar