Tombamento do Museu ao AR Livre foi assunto da sessão desta segunda-feira (1), na Câmara de Vereadores de Orleans

Aconteceu na segunda-feira dia 1° de julho mais uma Sessão da Câmara de Vereadores de Orleans sob a presidência do vereador Hildegart T. Durigon.

O Presidente da Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE), Élcio Willemann solicitou o uso da tribuna para falar um pouco da história do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e do tombamento histórico como Patrimônio Cultural do Brasil.

Élcio falou de toda a história desde sua fundação e que Museu ao Ar Livre foi criado para ser a memória viva da imigração e da colonização da região do Sudeste catarinense.

Apresentou dados estatísticos de visitação: Em 2017, 11.882 visitantes foram atendidos, sendo 6.541 visitantes espontâneos, 4.391 visitantes escolares, 524 visitantes em grupos e 64 pesquisadores. Em 2018, 13.196 visitantes compareceram ao Museu, sendo 7.557 visitantes espontâneos, 4.425 visitantes escolares, 1193 visitantes de grupos, 21 pesquisadores. Em 2019, até o presente momento, o Museu teve 5.378 visitantes.

Este aumento significativo de visitação é devido à divulgação ao fato do tombamento histórico cujo foi aprovado no dia 22 de junho.

Apresentou os números sobre os valores que foram investidos na manutenção e reforma do Museu a cada ano, sendo que grande parte dos valores foram de recursos próprio da FEBAVE que é sua mantenedora. Falou também que o tombamento não garante recursos sendo que traz sim responsabilidades.

No final falou dos projetos de investimentos e divulgação que estão sendo analisados e discutidos que são de suma importância para manter sua estrutura, sendo apoiado por todos os vereadores.

Colaboração: SulNoticias.NET 

 

Compartilhar