Reunião do CMDR elege novo presidente e debate assuntos de interesse do setor no município de Orleans

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Orleans esteve reunido na noite de segunda-feira, 11 de setembro, nas dependências do Centro Administrativo.

Com a presença de 19 representações de entidades e comunidades que compõem o conselho, foi eleito o novo presidente e discutidos diversos assuntos importantes para o setor agropecuário do município.

Entre os assuntos discutidos e definidos, a data de 20 de setembro, para reunião com representantes das comunidades responsáveis pela aplicação do BTI nos rios e córregos nas comunidades, a realizar-se no prédio da Secretaria de Agricultura de Orleans, às 14 horas.

Ainda sobre o assunto, Edson Kesting ressaltou que um treinamento foi realizado com todos os responsáveis pela aplicação nas comunidades em meados de julho, onde foi passada a maneira adequada de aplicação do produto, que deverá ser realizada na última semana do mês de setembro de 2018.

Na reunião, também foi decidido se as comunidades que não estiveram presentes na convocação e treinamentos, receberiam ou não o produto, ambos os presentes concordaram que a não aplicação em tais comunidades, poderia prejudicar a eficiência do processo de controle do inseto. E que deveria verificar-se a necessidade de substituição de tais representantes.

O responsável pelo setor de blocos de notas Edson Kesting, também comunicou que nos dias 26 e 27 de setembro, o setor não funcionará, devido a curso em Florianópolis, dos responsáveis pelo serviço na Secretaria.

Ele ainda frisou a importância dos representantes das comunidades de levar as informações repassadas na reunião do CMDR, para as comunidades. “Gostaríamos de lembrar que agora o INCRA é anual. E este, está disponível para pagamento sem multa, sempre no mês de dezembro. Mês de vencimento,” relembra Kestring. Após embora haja pequeno acréscimo no valor.

Fabiano Alberton da Epagri de Orleans comentou na reunião sobre as mudanças ocasionadas pela portaria 523 – de 24 de agosto de 2018, na qual ficaram aprovadas mudanças na aptidão ao Pronaf.  Conforme ele, entre as mudanças está à validade da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, que passará a ser de somente um ano. Ele ainda comentou sobre o Programa de Certificação Orgânica de cinco produtores no município, que está em andamento. E já receberam a visita técnica.

Na sequência, o representante da Cidasc, em Orleans, José Henrique, repassou algumas informações sobre o setor. Entre elas a existência no momento de dois casos de contaminação no município. Um de Brucelose e outro de Tuberculose.

Ele ainda comentou sobre quais as medidas de segurança que o produtor deve tomar para evitar a entrada no seu plantel, de um animal contaminado. Colocou que todas as quartas-feiras das 08 às 12 horas esta na sede da Cidasc, para atendimento ao público. Os demais dias dependendo da necessidade, ele pode estar em atendimento no campo.

Eleição do Novo Presidente

O atual presidente, José Carrer, agradeceu a confiança nele depositada. E afirmou que buscou atuar juntamente com as entidades e secretaria sempre trocando ideias em busca de melhorias para o setor.Após as deliberações, passou-se então para a eleição que elegeu como presidente do CMDR de Orleans para os próximos dois anos, Lucas Baggio. Sendo que os 19 representantes de entidades e comunidades presentes votaram.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR é composto por representares das comunidades do interior, entidades bancárias, instituição de ensino e fundações municipais ligadas à agricultura.O presidente eleito, o jovem Lucas Bagio, Engenheiro Agrônomo, agradeceu a confiança  dos membros de entidades e comunidades que compõem o CMDR. E ressaltou a importância do conselho, conforme visto em alguns momentos em que conquistas importantes para o município foi possível graças à existência do mesmo. “Ao mesmo tempo em que fico feliz por ser escolhido para ser presidente, espero poder fazer a altura dentro do importante papel que este conselho tem”, salientou.

Por: Gerciana Ascari -Imprensa News Sul

Compartilhar