Programa “Rede de vizinhos” será implantado em Orleans

A Polícia Militar de Orleans esta desenvolvendo o projeto de implantação do programa “Rede de Vizinhos” na terra das colinas.

O programa que será implantado primeiramente no Bairro Nova Orleans, consiste em uma estratégia de policiamento em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, reúne vizinhos de uma determinada localidade.

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Orleans, o 2º tenente Henrique Carrer Arent, o programa é pautado na filosofia da polícia comunitária, tem como objetivo promover parcerias e fortalecer as relações interpessoais e de cidadania ativa do bairro.

São pessoas que interagem entre si através de aplicativo de troca de mensagens, colaborando para a construção de uma comunidade mais segura.

“Os moradores serão como uma câmera viva na comunidade, pois estarão monitorando e identificando indivíduos e veículos em atitude suspeita. Elas não serão responsáveis diretamente pela segurança, mas serão orientados de como se previne e como ajudar seu vizinho. Para isso serão passadas informações de como proceder através de reuniões,” relata o Tenente.

O Soldado Thiago Gabriel e Silva ressalta que “é importante frisar que além de promover a integração entre os moradores, o programa também visa aproximar os moradores da polícia militar, pois a prevenção é a base”.

Os moradores que aceitarem participarem da Rede serão anexados a um grupo coordenado pela PM. As regras de como proceder e quais as normas a seguir serão apresentadas aos moradores em reunião, que será realizada no próximo dia 15 de agosto, no Bairro Nova Orleans.

Estão à frente da coordenação dos trabalhos de implantação no bairro os Soldados Thiago Gabriel e Silva e Soldado Helder, que também estão trabalhando na Ronda Comercial e Industrial, juntamente com os demais policiais do batalhão.

Já o Programa Ronda Comercial e Industrial, tem por objetivo a criação de um banco de dados que possam auxiliar na prevenção de furtos e assaltos no município.

“Para isso está sendo realizada uma coleta de informações nas Empresas, Lojas, Escritórios, como número de acessos, escadas, câmeras de segurança, horário de funcionamento, numero de funcionários etc.” relata o Soldado Thiago.

Diante destas informações, a polícia poderá orientar empresas e casas comerciais de quais medidas poderiam ser adotadas, para deixar o ambiente mais seguro, por exemplo.

O Tenente ainda ressaltou que no mês passado em reunião realizada nas dependências da ACIO, a Polícia Militar de Orleans apresentou os programas Ronda Comercial e Industrial e o Programa Rede de Vizinhos.

“Naquela oportunidade a Empresa Librelato Britas e Terraplenagem, fez a doação de um Smartphone a Polícia Militar, que estará sendo utilizado nos programas Rede de Vizinhos e RONDA COMERCIAL E INDUSTRIAL”, salientou ele.

A intenção da Polícia Militar de Orleans é de que todas as comunidades possam estar engajada nos programas, implementando os programas em todos os bairros.

Por: Gerciana Ascari / Imprensa News Sul

Compartilhar