Implantação do Centro de Inovação Tecnológica pautou à vinda do Secretário de Estado a Orleans

6

Uma reunião aconteceu dia 11 de abril de 2018, nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, com objetivo de de tratar da implantação do Centro de Inovação Tecnológica no município.

O intuito é alavancar o desenvolvimento de toda a região das Encostas da Serra Geral. O Centro de Inovação Tecnológica é o ambiente propício para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de ideias e, consequentemente, de novos produtos e serviços. E tem por finalidade impulsionar o crescimento econômico e social dos municípios da região.

“O centro visa unir poder público, universidade, setor produtivo e meios de comunicação, envolvendo a comunidade de modo geral para que possa desenvolver suas vocações empreendedoras, voltadas à inovação e tecnologia. Isso possibilita que jovens e adultos desenvolvam e agreguem valor aos seus ofícios. Percebemos que Orleans é um polo, por possuir uma universidade, setor empresarial e atividades do terceiro setor muito desenvolvidos. Então acreditamos que, através da parceria com o Estado de Santa Catarina, iremos conseguir trazer bons resultados para a região”, reforçou o secretário de Estado.

Segundo o reitor do Unibave essa parceria para construção do Centro de Inovação Tecnológica busca promover o desenvolvimento da região das Encostas da Serra Geral. O intuito é comportar neste espaço a sede da Câmara de Vereadores de Orleans, a Câmara de Dirigentes Legistas – CDL, a Associação Comercial e Industrial de Orleans – ACIO e a Academia Orleanense de Letras – ACOL, bem como espaços para eventos regionais como anfiteatro, salas de reunião e conferências.

Participaram o prefeito e vice-prefeito de Orleans, Jorge Koch e Mário Coan, o reitor do Unibave, Elcio Willemann, o assistente de gabinete do prefeito, Gabriel Sampaio Bianco; o presidente da Acio, Ubirajara Pickler, o Bira; os vereadores Antônio Dias André, o Geada, e Edson Ribeiro, o Titi; entre outras autoridades.

O grupo após a reunião esteve na Vinícola Bianco, localizada na comunidade de Barracão, para confraternizar e apresentar ao secretário Adenilso Biasus as produções artesanais do município.

Centro de Inovação Tecnológica

É um espaço criado para incentivar o crescimento das micro e pequenas empresas por meio do desenvolvimento tecnológico. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos.

O local pode contar com fornecimento de serviços de apoio tecnológico. Pode prever a formação de mão de obra especializada com o apoio de outras entidades e estar associado a incubadoras de empresas de base tecnológica.

No Centro de Inovação Tecnológica, empreendedores terão todo o suporte de ciência, tecnologia e inovação para a elaboração de novos negócios, produção de emprego e intensificação da pesquisa científica e tecnológica. O objetivo é conectar instituição de ensino, empresas e poder público.

Com informações Thaiara Pilon

Fonte: Imprensa News Sul