Diácono Ednilson Perdoná fala sobre o início da Quaresma

Eis o tempo de conversão! Mudar de vida é mudar de atitudes

Meus irmãos! Quantas vezes caímos em pecado por dia, em nossa vida até hoje e  agora? Sete…Setenta…setenta vezes sete…? Até pode ser uma pergunta simples demais para responder ou até descabida para o olhar dos homens, mas não para Deus. Porém,  nem sempre nos permitimos tal questionamento por esquecimento ou arranjamos desculpas  deste compromissos cristão com Ele e que deveria ser lembrado sempre para o bem de nossa convivência comunitária entre irmãos em Cristo?

Mas, Deus torna possível o nosso arrependimento e perdão dos pecados. Por isso sua misericórdia é incalculável em nossa vida. Algo permanente para conosco. Porém, é necessário atitudes concretas de nossa parte, em nosso dia a dia, para com nossos irmãos. Por exemplo: praticarmos o jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas; ao invés de descontentamento, encher-se de gratidão; em lugar da raiva, encher-se de mansidão e paciência; sermos menos pessimistas e nos encher de esperança e otimismo; ocupar os espaços de preocupações com a confiança em Deus; deixar de queixas e encher-se com as coisas simples da vida. É, possível também neste tempo da Quaresma, o jejum de tensões e encher-se com orações; para amargura e tristeza, preencher o coração de alegria; substituirmos o egoísmo por compaixão pelos outros; substituir a falta de perdão pela reconciliação, trocar o excesso de palavras por silêncio para ouvir mais o outro e a voz de Deus, etc…

Nós, o povo de Deus e irmãos de Jesus Cristo, precisamos ter um olhar fixo no Cristo da Ressurreição, pois é Nele que está o alimento de nossa fé e nossa vida de esperanças.

Mas, para isso acontecer em nossa vida humana e alcançarmos a graça divina que vivifica a nossa Fé, necessitamos de atitudes humildes, reconhecimento das nossas faltas cometidas por omissão ou contra nossos irmãos e que contraria a vontade de Deus.

Peço que ao vivermos essa Quaresma de 2019, esse tempo forte que nos convida a prática de mais Penitência, Oração, Perdão e Jejum, nos inspiremos especialmente no exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo que para vencer as tentações do mundo, esteve por quarenta dias e noites em oração no deserto (cf. Lucas 4,1-13), pois queridos leitores, entrar no deserto só nos é possível porque Jesus Cristo caminha a nossa frente.

Na solidão, no isolamento pessoal fica mais difícil vencermos as tentações do mundo. Então, precisamos de coragem e humildade, conectados, a Ele pela oração o alimento forte de nossa fé para superar nossos limites, fragilidades, vícios humanos…

Que este tempo da Quaresma nos fortaleça no Espírito Santo, recebido no Batismo, para no deserto de nossa vida participar da vitória que é Jesus Cristo, excluindo de nossa convivência cristã os lixos do egoísmo, fofoca, intrigas, poder, escravidão, ódio, rancor, desarmonia, ressentimentos, maldades, injustiças, mentiras, falsidade…

Nós da ICAB, Diocese de Joinville presente em Orleans e região Sul, desejamos e trabalhamos em missão para juntos nos prepararmos para a Páscoa, também durante a quaresma deste ano. Para facilitar, oferecemos em nossa residência missionária, Missão Evangelizadora São Pelegrino, estrada geral, Sesmaria, Orleans-SC, anote: neste domingo, 10/03/19 às 15hs a Oração das Três Pela Família com nossa devoção a Misericórdia Divina. Dia 17 de março (domingo) às 15hs Santa Missa com o Pe Fabrício Bernardo. E nas seguintes datas: 08,15,22 e 29 março; 04 e 11 de abril (sextas-feiras) às 19h30 Celebração da Palavra em Família com momento de arrependimento e perdão divino de nossos pecados (celebração nas casas com as famílias em Orleans e região); Celebração da Palavra (todos os domingos) na Missão São Pelegrino com momento de arrependimento e perdão divino dos pecados para a Páscoa às 06h30 da manhã. Tudo por Deus, Terra e Liberdade, princípios de São Carlos do Brasil, com votos de uma ótima preparação pessoal a todos para juntos celebrarmos a vitória da Vida sobre a Morte, pois Cristo vai ressuscitar novamente para nos tirar do pecado manter viva a nossa Fé!

Diácono Ednilson Perdoná
DIOCESE DE JOINVILLE/SC
IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA (ICAB)
Compartilhar