Confira os assuntos da 11ª Sessão Ordinária do legislativo de Orleans

Ocorreu nesta segunda-feira (22) a 11ª Reunião Ordinária do Legislativo de Orleans presidido pelo vereador Hildegart Tessmann Durigon onde não teve nenhum projeto em pauta para votação, sendo somente uma indicação cujo foi aprovada por unanimidade.

A indicação de autoria da Vereadora Mireli Cruz Debiasi Périco de nº. 0024/2019 – solicita “Que o Executivo faça a revitalização com conserto das lajotas ou pavimentação asfáltica das Ruas Jacob André Pîckler no Centro da Cidade e  Matheus Junklos no Bairro Conde D´eu”.

Também foi dado entrada a 2 (dois) projetos de lei ao qual devem ser discutidos nas próximas reuniões que são:

  • O projeto de lei nº 019/2019 – autoriza o chefe do poder executivo municipal a firmar termo de fomento com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Orleans – CDL.
  • O projeto de lei nº 020/2019 – autoriza o chefe do poder executivo municipal a firmar termo de fomento com a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave.

O vereador Udir Luiz Pavei (PSD) fez o uso da tribuna falando do cuidado de ruas secundárias no centro da cidade ao qual devem ter maior atenção em sua manutenção. Fez um breve comentário sobre o IPTU 2019 que ocorreu um certo aumento “significativo” em ralação ao ano anterior, e o vereador Valentin Bardine Sobrinho salientou que o reajuste foi somente de 3,43% e que tais aumentos em discussão foram de propriedades ao qual foram feitos atualização cadastral onde justifica tal aumento. Neste mesmo assunto do IPTU o vereador Osvaldo Cruzeta comenta de propriedades cujo na mesma localidade e de valores de avaliações relativamente com pouca diferença a cobrança teve um grau de disparidade elevado entre as propriedades, com isso deixou o questionamento sobre os valores cobrados em aberto.

O Vereador Valentim Bardini Sobrinho usou a tribuna para parabenizar a escola META e o seu aluno Davi que ao participarem do campeonato Brasileiro de Xadrez ficando entre os 8 melhores em sua faixa etária.

O vereador Paulo Canever levantou o assunto sobre a campanha de combate ao mosquito borrachudo ao qual o Secretário de Agricultura Cristovão Croceta diz que esta campanha não está sendo levada a sério pela comunidade rural de Orleans. Dentre outros assuntos trazidos a tribuna falou dos vestiários do Estádio Osmundino Matheus ao qual precisam de adequação para que passe pela exigência da comissão técnica de futebol do estado para que nosso município possa estar participando da 3ª divisão do Campeonato Brasileiro.

Na parte final o vereador Osvaldo Cruzeta levantou a questão do projeto de lei nº 019/2019 que visa a aquisição de um automóvel para o CDL faça a premiação no final do ano, dizendo que este assunto é polêmico e deve ser bem discutido, pois segundo ele existem outras prioridades que devem ser consideradas também.

O vereador Paulo Canever cobrou da Administração e Secretaria de Obras que fossem ajustados adequadamente a sinalização da Rua Edgar Cunha (saída para Pindotiba) onde tem placas de sinalização mal planejadas atrapalhando pessoas com deficiência de visão.

Confira na integra a Sessão:

Fonte: SulNotícias.NET

 

Compartilhar