Agosto laranja foi assunto no retorno dos trabalhos no legislativo de Orleans

Após o recesso no dia 05 de agosto foi realizada a 24ª Sessão Ordinária de 2019 sendo presidida pelo vereador Hildegart Thessmann Durigon tendo a posse do suplente a vereador Jair Ghizoni que ocupou a cadeira de Valentim Bardine Sobrinho que pediu licença por durante 30 dias para resolver problemas particulares.

Em 2018 foi criada a lei nº 2838, ficando instituído no município de Orleans a Semana Laranja, entre os dias 21 a 28 de agosto como semana dedicada à realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências, com a autoria do vereador Antônio Dias André.

São realizados através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, em conjunto com demais entidades, campanhas de conscientização, prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências.

Desde 2013 a APAE de Orleans vem desenvolvendo conscientização em vários setores da sociedade.

Fabiana  Martins Hoffmann responsável pela APAE de Orleans usou a Tribuna e explanou o tema e importância da conscientização. Segundo Fabiana cerca de 70 a 80% das deficiências podem ser evitadas através da prevenção primaria e que as mesmas veem sendo aplicadas nas APAEs de Santa Catarina.

A APAE de Orleans juntamente com Fabiana foi elogiada pelos vereadores com o grande trabalho que estão executando no município.

Alguns vereadores aproveitaram que o prefeito Jorge Luiz Koch se fazia presente na plateia para fazer alguns pedidos especiais.

A vereadora Mirele Debiasi que faz parte da Rede Feminina pediu o olhar atencioso para a escolha do terreno que vai ser feito em doação à rede para que seja construída a “Casa Rosa” ao qual vai ser a nova sede da Rede Feminina.

Outros pontos e também cobranças à administração municipal foram feitos na tribuna aproveitando a presença do prefeito Jorge Luiz Koch na casa.

Neste dia foram aprovadas quatro indicações pelos vereadores:

-Indicação nº. 0058/2019 – Autor(es): Udir Luiz Pavei – ” Que o Legislativo encaminhe oficio de condolências as famílias dos falecidos Laercio Righetto e Francisco Zomer.”

-Indicação nº. 0059/2019 – Autor(es): Osvaldo Cruzetta – ” Que o Executivo instale uma academia ao Ar Livre no Bairro Nova Orleans.”

-Indicação nº. 0060/2019 – Autor(es): Pedro João Orbem – ” Que o Executivo através da Comissão de Trânsito,  proiba o trafego de Caminhões Pesados na Rua Barão do Rio Branco.”

Indicação nº. 0061/2019 – Autor(es): Mirele Cruz Debiasi Perico – ” Que o Executivo crie um Departamento ou Programa entre os Órgãos: Secretaria da Saúde, Vigilancia Sanitária, FAMOR, CIDASC entre outros responsáveis por animais, para tratarem juntos na Prevenção de Doenças causadas por animais de rua. Doenças como: a zoonose, raiva, verminose, sarna, infestação de pulgas e carrapatos entre outras. Que este órgão tenha poderes de aplicar penalidades aos donos que negligenciarem os cuidados de alimentação e limpeza dos seus animais.”

 

Acompanhe a Sessão na integra:

Compartilhar