Administração municipal de Orleans ganha destaque com o povo italiano

Italiano quer intensificar Gemellagio com Orleans

Representante de Alla no Trento visitou o executivo encantado com a Capital da Cultura

Estiveram em visita oficial a prefeitura nesta quarta-feira 23, Egídio Bruni – ex-vereador e ex-vice prefeito da cidade de Ala – Trento na Itália, acompanhado de vereadores, do museólogo Valter Debiasi e integrantes da comitiva do Rio Pinheiros, que recebe Bruni em Orleans. Ala tem um Gemelllagio (Cidade Irmã) com Orleans que engrandece as cidades desde 2011.

O museólogo e intérprete Valter Debiasi conta que Orleans e Ala na Itália se assemelham em diversos aspectos. “na alegria das pessoas, nas famílias que vivem forte religiosidade, no espírito empreendedor, nos hábitos e até no jeito das pessoas. Por isso são cidades irmãs”, definiu.

“Nos sentimos acolhidos e ‘em casa’ aqui em Orleans. Deixamos uma carta ratificando o nosso Gemellágio e ainda essa semana vamos trocar presentes com o prefeito. Ele é uma pessoa sensacional”, ressalta o italiano que considera Orleans um lugar especial.

O prefeito Jorge Koch, afirma que a vinda de representantes da Itália aqui em Orleans consolida ainda mais as características italianas da cidade, fortalecendo a história, a cultura e o turismo no município. “A cultura italiana aqui é muito forte. Acho que o Rio Pinheiros lidera esse processo cultural garantindo cada vez mais esse perfil cultural, fomentando a nossa história o nosso turismo e o nosso conhecimento”, explica o gestor.

Ficou definido que em breve uma nova reunião para discussão e aprofundamento do Gemellagio e troca de presentes entre o chefe do executivo e o representante de Alla aqui em Orleans.

 

Início da ‘geminação’ data de 2002

O protocolo estabelece que “intercâmbios culturais e iniciativas de integração econômica” sejam realizados entre as duas cidades, para honrar o vínculo entre as duas realidades, que recuperaram força em 2002, após a chegada de Walter De Biasi a Ala, no vestígio de seus ancestrais. Naquele primeiro contato com Ala, outros seguiram, o que também envolveu a administração da cidade e a associação “Amigos de Orleans”, que iniciou um diálogo construtivo com “Sodeala”, a associação que une o Trentino em Orleans. Ao longo dos anos foram lançadas as fundações que levaram à geminação assinada em 16 de maio de 2013.

 

Lei foi assinada em 2010

1º Fica considerado o Município de Orleans cidade irmã de Ala, Província de Trento, Itália.

Art. 2º As cidades irmãs de que trata o artigo anterior comprometem-se a promover intercâmbio nas áreas culturais, artísticas, comerciais, tecnológicas e industriais, entre as duas comunas, tudo fazendo para o mútuo conhecimento e consequentemente efetiva aproximação de seus respectivos municipais.

Art. 3º Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a firmar tratado de Cidade Irmã (Gemellaggio), conforme registro de deliberação nº 60 de 23 de novembro de 2009, aprovado por unanimidade pelos órgãos do Poder Legislativo e Executivo de Ala, e/ou acordos ou convênios áreas culturais, artísticas, comerciais, tecnológicas e industrias, objetivando a eficácia desta Lei.

Art. 4º A presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Orleans, 13 de abril de 2010

Colaboração: Robson Lunardi / Comunicação Prefeitura de Orleans

Compartilhar