12ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara de Vereadores de Orleans

Mensagens

-PROJETO DE LEI Nº 021/2019 – AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR TERMO DE FOMENTO COM A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ORLEANS – APAE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

-PROJETO DE LEI Nº 022/2019 – AUTORIZA O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE EMENDA DE BANCADA PARA A FUNDAÇÃO HOSPITALAR SANTA OTÍLIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

-PROJETO DE LEI Nº 023/2019 – RECONHECE DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES E AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A EMPENHAR, LIQUIDAR, PAGAR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

Correspondências Recebidas

-Manifesto da Igreja católica Apostólica Brasileira, contra a extração do Carvão Mineral em Orleans.

-Fundação Hospitalar santa Otília encaminhando prestação de contas.

-Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Orleans – SINTRAMOR, solicitando as dependências da câmara para realização de assembléia dia 02/05 as 19 hrs.

-Vereador Antônio Dias André solicitando licença de 30 dias, a partir de 01/05/2019, para tratar de assuntos de interesse particular.

 

Tribuna Livre

O primeiro vereador a fazer o uso da tribuna foi Valentim Bardini Sobrinho que fala sobre o oficio enviado ao Deputado Federal Celso Maldaner onde solicitou uma emenda parlamentar para ajudar a Fundação Hospitalar Santa Hotília e que teve uma resposta por escrito afirmando o repasse de 300 mil para o ano de 2020 para o hospital, explanando assim seu agradecimento ao Deputado Federal.

Visitou a comunidade de Capivaras Baixa onde pediu a Administração Municipal que fosse dado devida atenção à ponte que dá acesso à Lauro Muller devido às condições precárias. Tambem aproveitou para fazer o convite da Festa em Honra a São José e ao Sagrado Coração de Jesus na comunidade de Palmeiras Alta nos dias 04 e 05 de maio.

 

O vereador do Paulo Canever agradeceu a leitura sobre o esclarecimento do teste feito das aguas de nosso município. Levantou assuntos de pavimentações em algumas ruas ao qual estão demorando muito a serem iniciadas. Comentou sobre o decreto assinado pelo Prefeito Jorge Koch sobre a apropriação das terras pertencentes ao Seminario Josefinos de Murialdo onde explanou que deveria ser feito uma negociação de forma amigável para ser mais rápida a transição.

A vereadora Mireli Debiase Périco comentou do evento de limpeza do Rio Tubarão que será feito pelos caiaqueiros de São Ludgero, Tubarão e Orleans junto com o MOV (Movimento Orleans Viva – Guardião do Costão) que será realizado no dia 05 de maio.

Colocou novamente em pauta a situação dos animais soltos nas ruas da cidade e com a presença do Prefeito Jorge Koch pediu de forma rigorosa que se fosse feito algo diante desta situação de saúde pública, pois é necessário um planejamento maior e conscientização da população.

O vereador Osvaldo Cruzetta comenta da assinatura da ordem de serviço para a construção de uma creche e um posto de saúde do bairro Coloninha que foi conseguido fundos de 750 mil através do Deputado Jorge Boeira. Falou e parabenizou ao Prefeito sobre o decreto assinado para apropriação das terras do Seminario Josefinos de Murialdo.

O vereador Udir Luiz Pavei fez comentários somente em base aos colegas que o antecederam, como os testes feitos nas aguas de nossa cidade e outros assuntos.

O vereador Antônio Dias André comentou sobre a situação precária dos animais, parabenizou ao SAMAE pelo bom trabalho prestado. Parabenizou também o setor de obras da prefeitura e às pessoas que estão a frente deste setor ao qual desempenham um ótimo trabalho.

O vereador Lucas Canever Librelato falou também de alguns assuntos como o serviço de excelência da SAMAE comprovando a qualidade de nossa agua em testes rigorosos, comentou sobre o evento feito para a não extração do carvão em nosso município. Falou de algumas obras de pavimentação que estão no cronograma de execução.

O vereador Hildegart Thessmann Durigon falou sobre o trabalho legislativo ser essencial à democracia visto que comentários contrários foram feitos nas redes sociais. Relatou da reunião feita no dia 23 na comunidade da Ponte Preta discutido o PMMA (Plano Municipal da Mata Atlântica) coordenada pela FAMOR que se trata por um regime de adequação à legislação ambiental. Agradeceu à resposta das análises de agua feita afim de tranquilizar a todos do município. Esclareceu dúvidas sobre a apropriação de terras que foi também discutido anteriormente na tribuna livre.

 

 

Projetos Aprovados

-PROJETO DE LEI PE Nº 0020/2019 – AUTORIZA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A FIRMAR TERMO DE FOMENTO COM A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL BARRIGA VERDE – FEBAVE  E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. – Autor(es): Poder Executivo

Indicações

-Indicação nº. 0025/2019 – Autor(es): Antonio Dias Andre – ” Que o Executivo faça a reforma/ampliação da iluminação das Pontes do Distrito de Pindotiba, que fazem divisa com o município vizinho de Urussanga, próximo ao centro do Distrito.”

-Indicação nº. 0026/2019 – Autor(es): Todos os Vereadores- ” Que a Câmara de Vereadores elabore Projeto de Decreto Legislativo concedendo o Titulo de Cidadão Orleanense as seguintes pessoas: Robson Persola, Luan da Silveira Schimits, Ulisses Gabriel, Ubirajara Pickler, Aurivam Marcos Simionatto, Ana Suzerli Gava Savio, Eduardo Pinho Moreira, Élcio Wilemann, Arlene Maria de Aguiar Galvane, Vitalino Fridolino Ribeiro e Hércules Alencar Nogueira.

Veja a Sessão na Integra:

Fonte: SulNotícias.NET

Compartilhar